O Santo Graal...

Há sítios que, pelas sua especificidade se tornam únicos e muito especiais! É contudo, estranho constatar que nem toda a gente consegue ver essa beleza intrínseca, nem apreciar aquele "je ne sais quoi" que lhes é tão característico.

Desde há muito tempo que sair-a-noite-no-Barreiro era para mim e para os meus amigos, sinónimo de uma passagem por dois pontos referenciais obrigatórios: o "Altinho da Recosta" e o estabelecimento do "Senhor Johny" (em frente aos Franceses). Porquanto, apenas me reterei sobre o primeiro neste texto, dado que o segundo careceria de muito mais tempo, espaço de escrita...e reflexão!

Não sendo tão habilitado para discorrer sobre o assunto como muitos outros barreirenses que viveram ou vivem perto dessa "catedral" e por isso tiveram um sem número de experiências relacionados com "o santuário"; eu enquanto frequentador do "mausoléu" julgo-me todavia merecedor do direito de humildemente dar o meu contributo.

Falo então, precisamente do "Altinho da Recosta", em particular dos famosos lombinhos do altinho!

Os lombinhos podem ser feitos de muitas formas e feitios e com maior ou menor grau de complexidade gastronómica. Como mero exemplo, temos:
Lombinhos de porco ibérico com molho de azeite virgem e legumes assados
Lombinhos de Porco Preto com compota do bosque
Lombinhos de borrego corados com alecrim
lombinhos de vitela com Champignons
Lombinhos ao Piri Piri com batatinhas
Lombinhos com ostras ao champagne
Lombinhos de Javali no Carvão
...e...lombinhos da recosta

Estes últimos adquiriram ao longo do tempo tal designação por alusão ao nome do estabelecimento, no entanto a simples palavra "lombinhos" remete inconscientemente para o pitéu em causa! Simples mas com uma grandiosidade tamanha, que só os maiores podem ter: tal como "Amália", "Eusébio", uma palavra apenas basta para internacionalmente serem identificados...

O que está em causa não são meras tiras de carne misturadas na hora com um ovo estrelado e acompanhadas de batatas fritas e uma "mine preta"...mas sim toda uma idiossincracia muito peculiar de quem é ou vive em solo barreirense...a iguaria possui algo de tão intangível que a tal carne aos bocados quase se transforma em bocados da nossa carne!

Gostaria de apresentar um breve argumentário, particularmente para aqueles detractores daquilo que é barreirense e que por vezes dizem que maravilhas como o "jardim suspenso do altinho" é não mais que mero ponto turístico da recosta...artificial...para inglês ver:

a) todos sabemos que o "segredo" de tal acepipe, que tem passado de gerência para gerência ao longo dos anos, afinal não é segredo nenhum...apenas um pouco de mostarda misturada com os lombinhos...

b) todos sabemos as confrangedoras condições higiénicas com que tal "amuse-bouche" é confeccionado! Refiro-me obviamente às fracas condições sanitárias (casa de banho deplorável), a falta de cuidado de quem manipula os alimentos (atente-se na película negra que por vezes reveste o interior das unhas da dona do estabelecimento)!

c) todos sabemos que o local é impossível em dia de futebol: o vernáculo e impropério abunda; as rixas são frequentes; o barulho é ensurdecedor...

d) todos sabem que ir ao "altinho" é sinónimo de ter de conviver pelo menos durante 1 hora com toda a espécie de fauna do pior calibre (presidiários de visita a casa no fim-de-semana, proxenetas, toxico-dependentes em fase terminal, prostitutas, e outros maus-aspectos inqualificáveis...

e) todos sabem que não se consegue escapar ao filho do dono do estabelecimento, particularmente ao seu estado semi-sedado, de quem no intervalo de uma dose vai à casa de banho consumir algum produto! Pior ainda: aturar as suas divagações, trips, pancadas, próprias de quem ainda está parado no final dos anos 70!

Mas...todos sabemos que o Barreiro só possui 2 cartões de visita: os moinhos e o Altinho. Quem não vai esporadicamente ao altinho não se pode considerar barreirense...

Preferem o "clube de vela" ? Ou se calhar o "foonduuee" (dizer de forma prolongada e fazendo biquinho com os lábios)?

Lombistas-Altinheiros de todo o barreiro e do mundo: Uni-vos!!!!

Comentários

Anónimo disse…
Em primeiro lugar,quero dizer que quanto às condições higiénicas do dito estabelecimento estão resolvidas. Fontes seguras disseram-me que depois das obras efectuadas, que aquilo está de cara lavada. Em segundo, quero dizer que aquele pitéu tem uma magiazinha que está no segredo dos deuses, não é só mostarda e ponto. em terceiro, já sabe que na Quinta da Lomba há um rapazito, com provas dadas do foro culinário, que faz uns lombinhos quase tão bons como os do Altinho. Basta o amigo fazer-se de convidado sempre que quiser. A propósito: há quanto tempo o meu amigo não vem cá jantar?

Abraços

O mestre de culinária
Unknown disse…
Já tive oportunidade de lá ir depois das obras. E o que perdeu em estilo manteve em populaça, higiene e, meus amigos, afiro, em práticas gastronómicas. Os lombinhos estão fieis ao altinho e recomendam-se.
Duas correcções técnicas:
O segrego dos lombinhos não é um, são dois. O primeiro, de expertise culinária reside na bela mostarda manhosa daquela das feiras que é adicionada, conforme referido. O segundo, que torna as carnes únicas, é mesmo a frigideira. A tal ponto que tiveram de reservar a frigideira durante as obras não fosse algum troulha lembrar-se de botar águas naquilo e defraudar toda a clientela.
Anónimo disse…
É isso mesmo ATALAIA o segredo é a lixaria acumulada na dita cuja frigideira!É que nem pensem em lavá-la pois o sabor único deve-se às sucessivas camadas de gordura e demais acumulações de detritos na bendita frigideira.Qualquer bom cozinheiro(a)sabe disso,mas insistimos na arte da limpeza...Quanto às unhas da patroa é outra história e por isso nunca lá porei os pés,acho que não resistiria e teria de o dizer à madame.Ai o Eme tão saudosista !Até parece que o rapaz se sente idoso,então não querem lá ver!Um abraço a todos os amantes dos lombinhos e seus condimentos.
Unknown disse…
sugestões para a continuação do roteiro gastronómico barreirense:

Joaquim Cabrão que também reponde por joaquim dos petiscos com ementa variada, os primos (um e outro), tasquinha do costódio e seu arroz de feijão (junto à afonso henriques), o sol nascente (ou coisa que o valha) ao fundo da combatentes da grande guerra e seus petiscos tardios...
Anónimo disse…
Melhor ainda, o Toino da orelha, na Quinta da Lomba. Um barracão onde esccolhemos a carne que vai a assar e que as condições só visto. Mas a chiça é bastante boa. Se não conhecem acho que deveriam tentar, nem que seja para não irem lá a próxima vez.
Anónimo disse…
Esqueci-me de assinar o comment atrás.

K9
blimunda disse…
devo dizer que há pouco tempo atrás comi uns lombinhos maravilhosos numa esplanadita espretenciosa no café do careca ou lá como é que aquilo se chama que fica junto à antiga moldarte ao pé da polícia lá em baixo!
e é importante não esquecer os lombinhos da estrela do mar que semrpe foram muito bons também!
Anónimo disse…
voces andam um pouco desatualizados...atualizem-se...

Mensagens populares deste blogue

Obrigada Francisco