Só falta um mês


Dia 2 de Janeiro já vou trabalhar e vamos ter de deixar o E no Infantário. Na verdade, desde o dia em que o E nasceu que penso nesse momento, mas à medida que a data se aproxima vou ficando cada vez mais angustiada. Estou com ele há quase cinco meses e ele só irá para o infantário com 6 meses, mas ainda é tão pequenino...
No outro dia fomos visitar a creche os Reguilas porque me telefonaram a dizer que havia uma vaga para o E, assim e apesar de já termos encontrado um infantário de que gostámos, não quisemos deixar de ir ver se a alternativa nos agradava. Contudo, o cenário era insólito... Uma sala com um colchão no chão, no qual estavam sentadas 6 crianças, uma delas ainda pequenina que como não se sentava, estava deitada (caída) sobre umas almofadas, algumas choravam, em cima de um banco estava um rádio que tocava músicas infantis mas que estava tão alto que só se ouvia distorção... Enfim, apesar de tudo isto as senhoras que lá estavam pareceram-me muito simpáticas e preocupadas, mas sem capacidade para fazer melhor...
Apeteceu-me chorar pois pensei nas mães daquelas crianças que estavam descansadas no trabalho enquanto os seus filhos estavam ali...
Fiquei com raiva e furiosa por ter de trabalhar para viver, afinal os senhores grandes decretaram que 4 meses é o suficiente para uma mãe estar com o seu bébe, que o 5º mês é para quem não tem uma necessidade absoluta de dinheiro e no meu caso o 6º mês são as minhas férias. Mas continuo a achar que o E ainda é tão pequenino...
O E não está preparado para os gritos, para o choro, para as agressões dos outros meninos, para a falta de atenção a que um grupo de 8 crianças obriga...
Tenho uma dor profunda e apetece-me abraçá-lo para sempre e dizer-lhe que a mãe nunca o deixará, mas afinal isso é mentira e só falta um mês...

Comentários

Anónimo disse…
Infelizmente fiquei com uma sensação tão angustiada como se trata-se de um rebento meu. Só de pensar que se pode estar no trabalho e as coisas estarem tao confusas.... e nem sequer sou mãe!

PS: acho que a única forma de salvares a cabeça é pensares que ele aprende a ser forte e autonomo.
relaxa...
Pedro Ventura disse…
Com esta foto tão linda ee inocente e com este teu texto também me deixaste um bocado com o coração nas mãos. Mas tudo se vai resolver linda, tem calma.


Bjjjjjjjjjjjjjss para vocês
Caganita disse…
Epá!!
Compreendo perfeitamente, apesar de não ser mãe, mas porque vejo por vezes as condições que as creches oferecem. Mas a Missrita tem razão, ele vai ser autónomo e crescer e tu não o vais deixar nunca.
Vais estar sempre ali, nervosa porque pode acontecer alguma coisa, mas não vai, vai tudo correr bem.
E ele vai aprender a defender-se e a gostar mais de ti ainda, porque sabe que o seu porto seguro é quando chega a casa para os teus braços, e não quando está na escola.
Mas ele precisa da creche, da escola, do mundo, para saber que os pais dele são os melhores.
MA disse…
Ainda bem que o puto tem uma figura masculina bastante forte em casa...porque com esta lamechice toda o pequeno E. corre o risco de ser uma florzinha de estufa!

Quanto à creche "os reguilas" acho bem...todo o audiófilo que se preze devia ouvir música com distorção, com o volume no máximo, desde bébé...













(obviamente estou a brincar, é claro que também vai custar bastante ao pai...mas aquilo da distorção é verdade!)

M.
Anónimo disse…
Ainda me fazes chorar oh Eva Luna!Ainda me passo da cabeça e abandono o emprego para ficar com esse menino tão bonito tal como fiz para ficar com o pai dele e com o tio dele!Mas as coisas nem sempre são como queremos e há que saber superar as contrariedades da vida.O nosso E vai crescer forte e equilibrado pois terá sempre o nosso amor.Não será nunca um despistado como o pai dele que deve ter ouvido música aos berros não sei em que parte....é mesmo um ingrato!Andou uma mãe a criar um filho com tantos mimos e tranquilidade e sai-me um energúmeno destes a falar em música com distorção....eu é que te distorço essa veia musical.Um beijo grande aos meus queridos, e calma Eva Luna ,tudo vai correr bem e vais estar à altura pois sabes que ser mãe tem o seu preço.Jamais voltarás a ser a mesma porque o teu filho será sempre a tua prioridade.Mãe Zé
Eva Luna disse…
Obrigado meus amigos pelas palavras de carinho, acho que têm razão qt à necessidade de autonomia. É a vida...
um beijinho muito especial à mãe zé que tb é uma avó mto fofa.
Pedro Ventura disse…
É pá, este lool era sobre o comentário do Eme, porque não tinha visto o resto do texto.
Mas a mãe e avó Zé é que tem razão, este Eme é um energúmeno... mas dos bons. Hehe.

Bjs à familias Videira Amaral e ao E que, não tenho dúvidas, vai estar à altura daquilo que o espera.
Anónimo disse…
"Coisinha" mais boa da sua mae! um beijinho mt grande eva,es uma mae fantantastica!e o pai eme,ke nao lhe fica atraz sem falar na guardiã albina...beijinhos a todos
Anónimo disse…
alguém dizia que esta coisa da emancipação da mulher só nos trouxe mais angústia...
independentemente de onde ele ficar, tenho a certeza que o E. vai crescer feliz e preparado para "o mundo lá fora". Os pais dele são capazes disso e de muito mais :) Bj. V.

Mensagens populares deste blogue

O Santo Graal...

Obrigada Francisco